terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Shoppings oferecem compras e diversão aos seus consumidores

Consumidores vão às compras de natal

Os shoppings de Belo Horizonte são a atração dos públicos, levando-se em consideração suas áreas comerciais e de lazer. Com este ritmo de Natal, serão feitas uma série de inaugurações, expansões e diversificação de serviços. As lojas correm contra o tempo para abrirem as portas ainda em novembro, a tempo de faturar com as vendas dos presentes de Natal. Na capital e região metropolitana, quem quer antecipar as compras de natal poderá se divertir também com a programação cultural que estes estabelecimentos oferecem.


De acordo com estatísticas da Associação dos Shoppings de Minas Gerais, no Via Shopping Barreiro, por exemplo, as vendas devem crescer com a chegada das lojas Centauro, McDonald’s e Estripulia. Já o Shopping Pátio Savassi inaugurou três lojas e até o final do ano estão previstas a ampliação de outras sete. Este movimento deve-se não somente pela época do natal, mas para agradar ao público, somando espaços comerciais, lazer e compras, o que ajuda a vencer a concorrência.


Entretanto, alguns shoppings de pequeno porte em Belo Horizonte, criados a partir da década de 90, não conseguem atingir o objetivo inicial proposto devido a competitividade acirrada.Por isso, os lojistas estão de olho nos corredores lotados de consumidores ávidos por presentes. Nesta época, o público diário no shopping Del Rey, por exemplo, salta de 40 mil para 60 mil pessoas. Já no BH Shopping, a expectativa é ter 2,5 milhões de clientes entre 14 de novembro e o Natal.


Histórico:


Alta Vila - A Torre Alta Vila é um shopping center localizado próximo à zona sul de Belo Horizonte, no município de Nova Lima, a alguns quilômetros do centro de BH, com 101 metros de altura.


Estão instalados no interior da estrutura um centro comercial com os mais variados tipos de lojas e restaurantes temáticos, inclusive o segundo "Hard Rock Cafe" do Brasil. No topo da torre está localizado um restaurante panorâmico com vista para as montanhas de Minas e parte da região metropolitana da cidade. Existem ainda espaço para esportes radicais e um confortável centro de convenções. Apesar de toda esta infra estrutura, em pouco tempo suas principais lojas fecharam e atualmente o espaço se esforça para sobreviver, com exceção do Hard Rock Café. Muitos dizem que o empreendimento se tornou um elefante branco, apesar de possuir muitas possibilidades; um dos fatores que contribuem para a sua decadência é a falta de divulgação.


BH Shopping – Foi inaugurado em 12 de setembro de 1979. Eram cento e vinte e oito lojas e mil e quatrocentas vagas de estacionamento. Tudo isso ocupando uma área de trinta e sete mil metros quadrados. Hoje, são três pisos, com mais de trezentas lojas e oito estacionamentos, com cerca de 3.500 vagas. A área ocupada já é de 64 mil metros quadrados com área bruta locável de 35 mil metros quadrados.


Em 2008/2009 o shopping passou pela 5ª expansão. Foram construídos mais de vinte mil metros quadrados de área, cento e duas novas lojas, e 35.000 m² de estacionamento, totalizando mais de quatrocentas lojas e quase quatro mil vagas.As lojas do BH Shopping geram aproximadamente quatro mil e quinhentos empregos diretos, segundo gerência administrativa do local.


Jônatas Santos

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Projeto de Lei visa readequação na cobrança do IPTU em Belo Horizonte

Segundo projeto de lei, reajuste em alguns imóveis pode chegar a 150%
Enviado pela Prefeitura de Belo Horizonte à Câmara Municipal no último dia 22 de outubro, projeto altera as alíquotas de contribuição do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que serão calculadas a partir de novos critérios a partir do Projeto de Lei 767/2009.
Para 2010, será usada uma reavaliação da planta imobiliária da cidade, levando em consideração fatores como o valor venal do imóvel, localização e valorização imobiliária.
Segundo o governo, os impostos pagos por moradores dos bairros mais nobres não necessariamente devem ser aplicados nos mesmos locais. Além disso, de acordo com ele, não haverá aumento de IPTU, mas uma readequação dos valores. A última avaliação dos imóveis, feita em 2001, estaria defasada. De lá para cá, o mercado se aqueceu e os valores aumentaram.
O reajuste médio do IPTU é de 24,6%, mas a prefeitura já admitiu que, em alguns casos, pode haver aumento de 150%. As emendas foram apresentadas e duas anexadas. Rumo a plenário, o IPTU só terá essas emendas avaliadas pelas comissões depois de passar pelo primeiro turno.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Brasileirão 2009 - Reta final

Na 30º rodada, o destaque ficou por conta das derrotas dos líderes da competição, o que deixou o campeonato ainda mais disputado. Entre os destaques podemos citar as excelentes vitórias de Flamengo sobre o líder do campeonato (Palmeiras), Atlético-MG frente o São Paulo e do Sport frente o Corinthians.Mais uma vez, agora em casa, o Palmeiras perde a chance de abrir mais pontos em relação ao segundo colocado. No entanto, graças à derrota do São Paulo e ao empate do Inter, o segundo colocado agora é o Atlético-MG, que está quatro pontos atrás.É bom não se enganar. A vantagem do Palmeiras parece larga, mas tudo indica que teremos um final de campeonato muito interessante, com 5 ou 6 equipes disputando o título até as últimas rodadas.Conheça um pouco dos regulamentos do campeonato:O campeonato será disputado por 20 equipes, em sistema de pontos corridos, em turno e returno. Cada time fará 38 jogos, 19 deles em seu estádio e 19 fora. O clube que somar mais pontos será o campeão.Os quatro últimos clubes na tabela ao fim do campeonato serão rebaixados para a Série B.Segundo o matemático Tristão Garcia, as chances percentuais dos times do G-4 para ganharem o título são: Palmeiras (62%), Atlético MG (13%), Inter e São Paulo (8%) cada.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COPA DO MUNDO 2014

O futebol, no Brasil, é o principal esporte do país. Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.

Rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros, que freqüentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol". Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados.

Depois de uma longa jornada em busca do direito de sediar a Copa do Mundo FIFA de 2014, o Brasil foi oficialmente anunciado como o País-Sede do evento no dia 30 de outubro de 2007, pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, na sede da organização, em Zurique.

O Brasil será sede de uma Copa do Mundo pela segunda vez na história. A outra oportunidade aconteceu em 1950, quando a seleção nacional desperdiçou a chance de ganhar o título pela primeira vez ao perder para o Uruguai por 2 a 1, no Maracanã.

domingo, 4 de outubro de 2009

MEIO AMBIENTE - SUSTENTABILIDADE



Atualmente podemos deparar em toda a mídia e também todos os meios de comunicação, palavras do tipo: meio ambiente; sustentabilidade; responsabilidade social; ecologicamente correto; empresa sustentável e outras coisas que, para muitos de nós, ainda são de difícil assimilação e conceituação.

Sustentabilidade: “é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

Há vários debates, palestras e conferências empresariais que tratam do tema com muita cautela para repassar diretamente á sociedade um conceito de Empresa sustentável. Definir uma empresa sustentável é ainda um mistério para muitos consumidores preocupados com o tema. O principal problema; é identificar o que vai além do marketing e da propaganda. O que realmente está sendo feito pela empresa em busca da sustentabilidade e quais sinais podem significar que ela está no caminho certo.

Veja vídeo abaixo que retrata o interesse em discutir o tema:




Uma empresa sustentável atua num ramo de produção que é social e culturalmente aceito pelo ambiente humano em que está inserida. A ética das ações e a aceitação pelo consumidor dos processos produtivos devem ser plenas. Essa massa consumidora, cada vez mais, representa uma pressão constante sobre as empresas e suas práticas de produção e de prestação de serviços. Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida; sob pena de verem suas vendas (e seus lucros) caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada. As empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam.

Não devemos deixar que o conceito de conservação da natureza e a respeito da consciência ambiental seja pensado apenas pela sociedade como um todo, mas por todos nós individualmente, em tudo que fizermos através de pequenas ações a fim de colaborar para um planeta mais saudável.

Saiba mais:

Rio 2016 e a Preservação Ambiental

Desmatamento

Aprendendo com as enchentes de Santa Catarina

VOLTAR

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Voz: Faz a Diferença?




A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar. Ela é produto da nossa evolução, um trabalho em conjunto do sistema nervoso, respiratório e digestivo, e de músculos, ligamentos e ossos, harmoniosamente atuando para que se possa obter uma emissão eficiente.

Estudante do 7º período do curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá e também radialista Jardelson Gama, está desenvolvendo um projeto para o trabalho monográfico de conclusão de curso onde relatará a importância da voz (entonação) no rádio para a comunicação.

Entonação significa no dicionário: Tom variado da voz quando se fala ou recita.

O aluno está montando seu projeto referente ao tema, com a orientação do professor Gilvan Araújo, para que possa defende-lo em 2010, quando fará o trabalho final para o curso.

O mesmo focará especificamente o tom das vozes como elemento da comunicação com estudo direcionado para o rádio (mídia que utiliza o recurso com propriedade) afim de decifrar se há diferença no modo de ouvir uma matéria se tratando de VOZES diferenciadas. “A sua voz é a voz da sua alma” disse Jardelson. Ele precisará basear-se nas teorias dentro de seu campo para poder explanar e fazer citações de suas referências.

Jardelson apresentará seu projeto ao orientador no dia 30 de Setembro de 2009 na Faculdade Estácio de Sá (Campus Prado), onde terá uma avaliação referente sua pesquisa.

Leia mais:

Será que o jornalismo é o quarto poder?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Briga por monopólio?

A Justiça aceitou no dia 10 de Agosto, denúncia do Ministério Público Estadual contra o bispo Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo o MP, dinheiro dos fiéis da igreja é desviado para empresas de Macedo, como a Rede Record.

A notícia repercutiu, e ainda está repercutindo, em toda a imprensa nacional e internacional. A TV Globo foi a grande responsável por essa divulgação em massa, o que irritou a cúpula da Record.

As emissoras têm trocado ataques diariamente. Dedicando espaço contra a outra nos principais telejornais. A TV Globo exibiu uma reportagem de 10 minutos sobre o caso Edir Macedo em seu principal jornalístico na terça-feira (11). Já na quarta-feira (12), a TV Record não deixou por menos, exibindo no Jornal da Record uma reportagem que relembra um pouco do passado da Globo. Na reportagem foi dito também que o aumento da audiência e do faturamento da Record provoca desespero à Rede Globo.

Em Brasília nesta quinta-feira (13), senadores e deputados de diversos partidos se disseram favoráveis à investigação da promotoria, aceita pela justiça criminal. E defendem que seja uma investigação rigorosa. No meio político, tanto parlamentares governistas quanto os de oposição fizeram o mesmo pedido: que os fiéis sejam respeitados e que o dízimo seja usado com transparência.

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) disse que a ‘mercantilização da fé’ não pode acontecer. “É algo como você vender ou comprar o que é sagrado, o que é de deus, e isso é indisponível”, disse o deputado.

Na câmara, o deputado Robson Rodovalho (DEM-DF) , da bancada evangélica, defendeu as ações da igreja. "A igreja tem a prerrogativa constitucional de usar qualquer instrumento pra pregar o evangelho. Conquanto que esteja no nome da igreja," disse.

A briga é entre duas redes de televisão que tem interesses mercadológicos e financeiros na manutenção da audiência. Não podemos deixar que transformem uma briga entre empresários numa briga religiosa, como muitos estão tentando fazer. Atualmente a Record não representa os seus milhares de evangélicos e nem a Globo os católicos e qualquer discurso ao contrário não passa de uma tentativa de aumentar ainda mais a audiência e a geração de lucros astronômicos.
Leia mais: