Atualmente podemos deparar em toda a mídia e também todos os meios de comunicação, palavras do tipo: meio ambiente; sustentabilidade; responsabilidade social; ecologicamente correto; empresa sustentável e outras coisas que, para muitos de nós, ainda são de difícil assimilação e conceituação.
Sustentabilidade: “é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
Há vários debates, palestras e conferências empresariais que tratam do tema com muita cautela para repassar diretamente á sociedade um conceito de Empresa sustentável. Definir uma empresa sustentável é ainda um mistério para muitos consumidores preocupados com o tema. O principal problema; é identificar o que vai além do marketing e da propaganda. O que realmente está sendo feito pela empresa em busca da sustentabilidade e quais sinais podem significar que ela está no caminho certo.
Veja vídeo abaixo que retrata o interesse em discutir o tema:
Uma empresa sustentável atua num ramo de produção que é social e culturalmente aceito pelo ambiente humano em que está inserida. A ética das ações e a aceitação pelo consumidor dos processos produtivos devem ser plenas. Essa massa consumidora, cada vez mais, representa uma pressão constante sobre as empresas e suas práticas de produção e de prestação de serviços. Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida; sob pena de verem suas vendas (e seus lucros) caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada. As empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam.
Não devemos deixar que o conceito de conservação da natureza e a respeito da consciência ambiental seja pensado apenas pela sociedade como um todo, mas por todos nós individualmente, em tudo que fizermos através de pequenas ações a fim de colaborar para um planeta mais saudável.
Saiba mais:
Rio 2016 e a Preservação Ambiental
Desmatamento
Aprendendo com as enchentes de Santa Catarina
VOLTAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.