quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Projeto de Lei visa readequação na cobrança do IPTU em Belo Horizonte

Segundo projeto de lei, reajuste em alguns imóveis pode chegar a 150%
Enviado pela Prefeitura de Belo Horizonte à Câmara Municipal no último dia 22 de outubro, projeto altera as alíquotas de contribuição do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que serão calculadas a partir de novos critérios a partir do Projeto de Lei 767/2009.
Para 2010, será usada uma reavaliação da planta imobiliária da cidade, levando em consideração fatores como o valor venal do imóvel, localização e valorização imobiliária.
Segundo o governo, os impostos pagos por moradores dos bairros mais nobres não necessariamente devem ser aplicados nos mesmos locais. Além disso, de acordo com ele, não haverá aumento de IPTU, mas uma readequação dos valores. A última avaliação dos imóveis, feita em 2001, estaria defasada. De lá para cá, o mercado se aqueceu e os valores aumentaram.
O reajuste médio do IPTU é de 24,6%, mas a prefeitura já admitiu que, em alguns casos, pode haver aumento de 150%. As emendas foram apresentadas e duas anexadas. Rumo a plenário, o IPTU só terá essas emendas avaliadas pelas comissões depois de passar pelo primeiro turno.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Brasileirão 2009 - Reta final

Na 30º rodada, o destaque ficou por conta das derrotas dos líderes da competição, o que deixou o campeonato ainda mais disputado. Entre os destaques podemos citar as excelentes vitórias de Flamengo sobre o líder do campeonato (Palmeiras), Atlético-MG frente o São Paulo e do Sport frente o Corinthians.Mais uma vez, agora em casa, o Palmeiras perde a chance de abrir mais pontos em relação ao segundo colocado. No entanto, graças à derrota do São Paulo e ao empate do Inter, o segundo colocado agora é o Atlético-MG, que está quatro pontos atrás.É bom não se enganar. A vantagem do Palmeiras parece larga, mas tudo indica que teremos um final de campeonato muito interessante, com 5 ou 6 equipes disputando o título até as últimas rodadas.Conheça um pouco dos regulamentos do campeonato:O campeonato será disputado por 20 equipes, em sistema de pontos corridos, em turno e returno. Cada time fará 38 jogos, 19 deles em seu estádio e 19 fora. O clube que somar mais pontos será o campeão.Os quatro últimos clubes na tabela ao fim do campeonato serão rebaixados para a Série B.Segundo o matemático Tristão Garcia, as chances percentuais dos times do G-4 para ganharem o título são: Palmeiras (62%), Atlético MG (13%), Inter e São Paulo (8%) cada.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COPA DO MUNDO 2014

O futebol, no Brasil, é o principal esporte do país. Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.

Rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros, que freqüentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol". Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados.

Depois de uma longa jornada em busca do direito de sediar a Copa do Mundo FIFA de 2014, o Brasil foi oficialmente anunciado como o País-Sede do evento no dia 30 de outubro de 2007, pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, na sede da organização, em Zurique.

O Brasil será sede de uma Copa do Mundo pela segunda vez na história. A outra oportunidade aconteceu em 1950, quando a seleção nacional desperdiçou a chance de ganhar o título pela primeira vez ao perder para o Uruguai por 2 a 1, no Maracanã.

domingo, 4 de outubro de 2009

MEIO AMBIENTE - SUSTENTABILIDADE



Atualmente podemos deparar em toda a mídia e também todos os meios de comunicação, palavras do tipo: meio ambiente; sustentabilidade; responsabilidade social; ecologicamente correto; empresa sustentável e outras coisas que, para muitos de nós, ainda são de difícil assimilação e conceituação.

Sustentabilidade: “é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

Há vários debates, palestras e conferências empresariais que tratam do tema com muita cautela para repassar diretamente á sociedade um conceito de Empresa sustentável. Definir uma empresa sustentável é ainda um mistério para muitos consumidores preocupados com o tema. O principal problema; é identificar o que vai além do marketing e da propaganda. O que realmente está sendo feito pela empresa em busca da sustentabilidade e quais sinais podem significar que ela está no caminho certo.

Veja vídeo abaixo que retrata o interesse em discutir o tema:




Uma empresa sustentável atua num ramo de produção que é social e culturalmente aceito pelo ambiente humano em que está inserida. A ética das ações e a aceitação pelo consumidor dos processos produtivos devem ser plenas. Essa massa consumidora, cada vez mais, representa uma pressão constante sobre as empresas e suas práticas de produção e de prestação de serviços. Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida; sob pena de verem suas vendas (e seus lucros) caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada. As empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam.

Não devemos deixar que o conceito de conservação da natureza e a respeito da consciência ambiental seja pensado apenas pela sociedade como um todo, mas por todos nós individualmente, em tudo que fizermos através de pequenas ações a fim de colaborar para um planeta mais saudável.

Saiba mais:

Rio 2016 e a Preservação Ambiental

Desmatamento

Aprendendo com as enchentes de Santa Catarina

VOLTAR